13 Filmes e Séries Fodas Sobre RAP
- Felipe Nascimento
- 8 de jan. de 2017
- 5 min de leitura

Então, a parada é a seguinte, de acordo com o nosso cronograma, de domingo a sexta-feira tem postagem nova pra vocês, ou seja, hoje tem coisa nova. Essa é pra quem curte tirar umas horas do dia pra ficar de boa no quarto fazendo vários nadas ou só quer curtir um programinha mais caseiro com a(o) gata(o). Hoje o tema é filmes e séries sobre Hip Hop - alguns abordam só a música, o RAP.
A nossa lista traz várias abordagens diferentes do tema e de vários momentos diferentes da cultura, desde os anos de 1970 até esta última década. Nacionais e internacionais. Confiram a lista a seguir:
#13 HIP HOP: WILD STYLE (1983)
Esse documentário, lançado ainda no início da história do Hip Hop, mostra a efervescência da cultura de rua de Nova York nos 80, mais especificamente do Bronx. Uma incursão no hip hop através de lendas como Fab 5 Freddy, Grandmaster Flash e o grupo Cold Crush Brothers. A crônica mostra também a ascensão do Grafite, do Break e do RAP. Assista ao trailer a seguir.
#12 8 MILE - RUA DAS ILUSÕES (2003)
Na cidade de Detroit, nos EUA, vive Jimmy, interpretado por ninguém menos que Eminem, um jovem rapper que procura um sentido para sua vida. Ele abandona a namorada grávida, briga com a mãe alcoólatra e é perseguido pelos inimigos. Tudo vai mal, mas ele deposita suas esperanças em uma batalha de MC's. É lá que ele extravasa sua raiva e angústia. O filme é baseado na história do próprio Eminem, mesmo que não a siga fielmente.
#11 TUPAC - RESURRECTION (2003)
O documentário mostra a trajetória do cultuado rapper Tupac Shakur. Desde a infância pobre ao grande sucesso como artista, o filme retrata com as próprias declarações de Tupac os ideais que buscava além dos problemas que enfrentou até mesmo durante o auge de sua fama até a sua morte prematura. É uma história emocionante e inspiradora, vale a pena demais assistir.
#10 FIQUE RICO OU MORRA TENTANDO (2005)
Marcus, interpretado pelo rapper 50 Cent - que depois de fazer esse filme, tomou gosto pela atuação e participou de várias outras produções -, é um jovem da periferia que se envolveu em um tiroteio, que por pouco não lhe tirou a vida. Em meio à sua recuperação, ele se lembra de sua vida difícil como órfão nas ruas violentas do Bronx. Sua vida muda após conhecer um ex-condenado, que luta para se tornar uma estrela do RAP. Assim como 8 mile, esse é um filme semi-autobiográfico, ou seja, só é inspirado na história real do cantor.
#9 RITMO DE UM SONHO (2005)
DJay (Terrence Howard) é um rapper que trabalha duro e sempre conta com a ajuda de seus amigos do bairro. Após saber que o superstar Skinny Black (Ludacris) está se mudando para o seu bairro, ele decide marcar um duelo de rappers para chamar sua atenção.
#8 NOTORIOUS B.I.G. - NENHUM SONHO É GRANDE DEMAIS (2009)
O filme conta a lendária história de Christopher Wallace (Jamal Woolard), mais conhecido como Notorious B.I.G., que saiu do Brooklyn para se tornar um dos maiores rappers de todos os tempos. Através do seu talento e dedicação, vemos sua chegada à fama após ter sido traficante pelas ruas do Brooklyn, em Nova York.
#7 A ARTE DO RAP (2012)
Neste documentário, o diretor Ice-T, um dos pioneiros do RAP na costa oeste dos EUA, faz um mergulho na sua história pessoal e na história do RAP, a música que salvou sua vida. Ele viaja de costa a costa dos Estados Unidos conversando com verdadeiras lendas desse estilo musical que nasceu nas ruas. Entrevistas com Snoop Dogg, Kanye West, Eminem, Afrika Bambaataa, Grandmaster Caz, Nas, Mos Def e outros rappers mostram a verdadeira alma desse estilo musical.
#6 SABOTAGE: MAESTRO DO CANÃO (2015)
#5 EMPIRE (2015)
Lucious Lyon, interpretado por Terrence Howard (ator que participou de outras produções desta lista) é um rapper que saiu das ruas e prosperou na música. Dono da gravadora Empire, ele construiu um império no meio musical. Quando descobre ter uma grave doença, ele decide eleger um de seus três filhos - Andre (Trai Byers), Jamal (Jussie Smollett) ou Hakeem (Bryshere Y. Gray) - para ocupar seu trono. Ao mesmo tempo, Cookie (Taraji P. Henson), sua afiada ex-esposa, retorna depois de passar 17 anos na prisão disposta a recuperar tudo que perdeu.
#4 O RAP PELO RAP (2015)
Dirigido por Pedro Fávaro, este que é um dos documentários mais bem produzidos sobre o RAP nacional, traz depoimentos de nomes como Daniel Ganjaman, Shaw, Síntese, Dexter, Kamau, KL Jay, Karol Conka, De Leve, Sandrão, Sombra, Jamés Ventura e vários outros rappers brasileiros. Com 75 minutos de duração, a produção, que teve sua trilha sonora feita por Laudz, Skeeter, Nave, Cabes, Rodrigo Tuchê, Jay Beats, Dj NatoPk, Neto, Dj Paolo, e Pok Sombra. Você pode assistir a essa produção na integra aqui em baixo:
#3 STRAIGHT OUTTA COMPTON - A HISTÓRIA DO N.W.A. (2015)
Ambientado na Califórnia, década de 1980, o filme conta a história real de cinco jovens, que usam suas experiências pessoais na produção de músicas honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. O surgimento deste lendário grupo, chamado N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), dá voz a uma geração e promove a explosão do Gangsta RAP, mudando os rumos da história do RAP,
#2 HIP HOP EVOLUTION (2016)
Hip Hop Evolution é uma série documental dividida em quatro partes que procura explorar os primeiros 20 anos da cultura hip hop. Para autenticar e recordar alguns dos momentos mais marcantes deste movimento social, a série recorre a inúmeros testemunhos, como os de Grandmaster Flash, Kurtis Blow, Russell Simmons, LL Cool J, Big Daddy Kane, Rakim e Ice Cube, entre muitos outros. Esta viagem pelo universo hip hop inicia-se com o Big Bang no Bronx, resultado das primeiras festas organizadas por Kool Herc na Sedgwick Avenue, terminando com o fenómeno The Chronic, de Dr. Dre.
#1 THE GET DOWN (2016)
Ambientada em Nova York durante o ano de 1977, The Get Down conta a história de como, à beira das ruínas e da falência, a grande metrópole deu origem a um novo movimento cultural no Bronx, focado nos jovens negros e de minorias que são marginalizados. Entre a ascenção do Hip Hop e os últimos dias da Disco Music, a história se desenrola retratando a vida dos moradores do Bronx e de sua relação com a música, a dança, o grafite e a política.
Recomendo que assistam a todos esses filmes e séries, são fodas demais. E não esqueçam que tem filme do Planet Hemp e do 2Pac a caminho, como já dissemos antes. Tomara que, depois desse filme do N.W.A., que foi sucesso nas bilheterias norte americanas, as produtoras do Brasil se animem a fazer filmes sobre os rappers daqui. Imagina que loko um filme sobre a história do Racionais!
Várias dessas produções tão disponíveis no Youtube, mas não conta pra ninguém que eu disse isso. FALOU.
Texto originalmente publicado no blog Rap Viral.


Comentários