top of page

Faça a inscrição abaixo pra saber das novidades

5 Raps e Samples - Reinvenção Musical

  • Foto do escritor: Felipe Nascimento
    Felipe Nascimento
  • 29 de jan. de 2017
  • 3 min de leitura

Imagem em tom verde mostrando uma sala com prateleiras cheias de vinis e equipamentos de música ao fundo. Em destaque, sobre a foto, a frase em tipografia branca estilo grafite: ‘5 Raps & Samples’.


Quem nunca ouviu um RAP e pensou: cara eu conheço esse instrumental de algum lugar? Isso tem uma explicação. No início de tudo, antes das pick-ups, dos MPC's, antes mesmo de o Hip Hop se tornar um movimento... pessoas que não tinham condições de comprar um instrumento nem de aprender a tocar, pegavam discos de vinil antigos, botavam pra rodar e os usavam como instrumento.


No documentário Something from Nothing: The Art of Rap (2012), dirigido por Ice-T, o rapper chamado Lord Jamar diz:


Nós criamos algo do nada através do Hip Hop. Este é o espírito do Hip Hop. [...] Os negros eram muito musicais antigamente. Não era raro saber tocar piano ou guitarra, ou algum tipo de corneta, ou algo do tipo. E em algum ponto, tudo isso foi removido de nós por meio da economia, entende? Tirando coisas das escolas. Então eles tentaram tirar a música de nós. [...] Então o que fizemos? Não tínhamos instrumentos. Sem cornetas, sem baterias. [...] Pegamos os toca-discos. A única opção foi tocar música em casa e transformamos isso em um instrumento. O que não era pra ser.


Resumindo bem resumido: eles pegavam trechos de um disco e mixavam com o trecho de outro. Eles recriavam músicas antigas.


O tempo passou, RAP mudou bastante, novas vertentes surgiram e tudo mais, porém essa recriação não parou. Esses trechos presentes nas músicas ganharam o nome de sample. E hoje em dia, se você prestar atenção em alguns RAPS, ainda pode ouvir instrumentais e alguns vocais familiares. Pessoalmente, eu acho muito da hora essa história de reinventar o antigo e pa. Por isso, hoje o Rap Viral traz nessa matéria 5 RAPS E SEUS PRINCIPAIS SAMPLES. Confira a lista aí em baixo:



2Pac - Changes Feat. Talent

 

 

 

Esse clássico do 2Pac teve o instrumental inteiro trabalhado em cima da música The Way It Is, do Bruce Hornsby. Aquele pianinho ali é inconfundível. Além do Tupac, o rapper E-40 também usou esse sample na música Things'll Never Change. Abaixo você pode ouvir a versão original do Bruce Hornsby.

 

 

 

 

Filipe Ret - DUTUMOB Part. Daniel Shadow (prod. Mão Lee)

 

 

 

O instrumental produzido pelo Mão Lee traz um clássico do Rei do Soul, James Brown. Nele são utilizados, além do instrumental, alguns vocais de Brown. Curte a original aqui em baixo.

 

 

  

 

Racionais MC's - Capítulo 4 Versículo 3

 

 

 

Como sempre, o KL Jay caprichou nesse beat. O cara usou diferentes samples em diferentes momentos da música. Destacamos pra vocês dois: o baixo da Pride And Vanity, da banda Ohio Players e a batidinha extraída da Sneakin' In The Back, de Tom Scott & The L. A. Express (que foi utilizada também no instrumental da música Yound Wild And Free - Snoop Dogg & Wiz Khalifa). Essa segunda você pode ouvir a seguir.






3030 - Tudo que ela quer Part.Ari





Tudo Que Ela Quer foi hit em 2013 e boa parte desse sucesso se atribui a base da música. Ela traz como sample principal a canção All That She Wants (frase que se ouve várias vezes durante a música). Essa música é do Ace of Base e você pode ouvir a seguir.






Favela Vive (Cypher) - ADL, Sant, Raillow & Froid (prod. Índio)





Por último, trazemos o cypher Favela Vive, lançado pelo selo Esfinge. O som teve uma recepção muito boa por parte do público do RAP e muito disso se deve ao beat foda, produzido pelo Índio. Ele usa samples da música Undenied, do Portishead. Um som obscuro que da um clima muito loko na música. Confere aí a original.





Lembra de algum som que usa um sample foda? Diz pra nós aí nos comentários.


Texto originalmente publicado no blog Rap Viral.

Comentários


bottom of page